top of page

Fábrica de Cultura lança projeto em rede



No ano de 2021, a Fábrica de Cultura foi responsável por executar um diagnóstico participativo dos direitos da criança e do adolescente, em parceria com COMDICA e apoio do Itaú Social.


A partir dos resultados do diagnóstico, observou-se a necessidade de trabalhar um projeto em rede, com o objetivo de fortalecer as redes de atenção e proteção da criança e do adolescente, ampliando o acesso à informação e prevenindo a violação de direitos, em comunidades urbanas e rurais, no município de Gravatá, PE, através do projeto Roda Vida.


Nesse sentido, no ano de 2022, cinco organizações (Fábrica de Cultura, SERC, ODIP, Pro Ludus e Círculo Operário) que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente, pensaram um projeto, aprovado pelo COMDICA, com TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 001/2023, e apoio do Itaú Social para: Difundir o ECA, em escolas públicas das comunidades rurais de Gravatá; Desenvolver o senso crítico, a identificação de violações e o fortalecimento da autonomia e autoestima de crianças e adolescentes.


Uma das ações relevantes no projeto Roda Vida é a exposição “Nem Tão Doce Lar”, da Pro Ludus, que envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens.


O nome Nem Tão Doce Lar faz alusão à citação Lar doce Lar, muito comum em casas brasileiras. Assim também nasceu a marca Nem Tão Doce Lar, criada a partir de um delicado bordado em ponto de cruz, emoldurado como um quadro. Esse quadro, representativo do que deveria ser o ambiente familiar, amoroso e cheio de cuidados, está quebrado, indicando um ambiente violento. CRIANÇA BRINCA, MAS NÃO É BRINQUEDO é uma proposta lúdica para intervir na complexidade do abuso e exploração sexual infantil.


Além disso, o projeto terá as seguintes ações:


  • Caravana cultural dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas escolas públicas rurais de Gravatá, com ações culturais, rodas de conversa, brinquedoteca e contação de histórias, com o tema do ECA.

  • Atividades de cordel, teatro, educativas, fotografia e maracatu. Todas as atividades terão foco no tema exploração e abuso sexual e Direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

  • Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas, com a participação de crianças e adolescentes da Rede de Organizações de Gravatá; O tema exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes será um tema transversal no projeto, e no mês de maio, será ampliado no município;

  • Culminância do projeto, com apresentações culturais das crianças e adolescentes.


O projeto Roda Vida já está em execução e tem previsão para término em dezembro de 2023.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page