Parceria entre Fábrica de Cultura e COMDICA





Aconteceu, na manhã do dia 29 de dezembro de 2020, na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), em Gravatá, PE, a solenidade de parceria – por meio de um termo de fomento – entre COMDICA e a Organização Fábrica de Cultura, para execução do projeto "Vez e voz: crianças e adolescentes protagonizando um diagnóstico participativo em Gravatá/PE”, selecionado pelo Edital de Apoio aos Fundos da Infância e da Adolescência – Itaú Social 2020.


O referido projeto conseguiu atingir 100% do valor solicitado, R$ 240.666,90, assegurando a contratação de equipe técnica e, inclusive, para bolsas de incentivo para adolescente pesquisador, uma vez que este projeto prevê, de forma direta, a participação de adolescentes na construção do diagnóstico com apoio de profissionais adultos enquanto tutores.


Participaram do evento, membros da Rede de OSC’S do município, a presidente do COMDICA, Irmã Veluzia, tesoureiro da Fábrica de Cultura, Edson Oliveira e o Coordenador do projeto, Alberis Luís, que juntos/as assumiram compromisso para garantir uma boa execução do diagnóstico, em benefício e em defesa de crianças e adolescentes da área rural e urbana de Gravatá.


Para este projeto, atentou-se para seleção de adolescentes pesquisadores/as e suas diversidades; de gênero, raça/cor e aqueles/as com deficiências. O COMDICA entende que mais do que ouvir a criança e ao adolescente também é importante criar oportunidades de participação deste público, exercendo autonomia e protagonismo, ao mesmo tempo em que estes serão convidados a refletir sobre sua própria história, além de indicarem sobre suas necessidades, de informações que comumente só são apresentadas a adultos.


Por fim, os/as convidados/as da solenidade expressaram o entusiasmo em poder participar de um projeto tão importante para o município e o quanto o resultado do diagnóstico será importante para que se construa políticas públicas municipais que garantam o apoio integral de crianças e adolescentes. Também servirá para que as OSC's compreendam melhor as necessidades, fragilidades e outros pontos não observados no dia a dia da criança e do adolescente.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo