
Perguntas frequentes
Uma Organização da Sociedade Civil (OSC), fundada em 2015, no bairro do Cruzeiro, na cidade de Gravatá, Pernambuco. A instituição nasceu de um projeto cultural, do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua. Atende, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens, que residem nos bairros do Cruzeiro, CAIC, Riacho do Mel e Bairro Novo.
O responsável pela criança ou adolescente pode entrar em contato pelo telefone: 81-99616-5275, via WhatsApp, e-mail: pcfabricadecultura@gmail.com ou na sede da instituição, Rua do Cruzeiro, n° 380, Gravatá, CEP 55644-160.
A estratégia da Fábrica de Cultura é através da fruição da arte e cultura, apoiar crianças e adolescentes no exercício da autonomia, da criatividade, da expressão da subjetividade, da valorização do sentimento de pertinência na comunidade. São ofertadas oficinas que se utilizam da metodologia de Paulo Freire, criando situações que promovam a ação-reflexão-ação.
Também dos quatro pilares da educação: Aprender a Ser, através do autoconhecimento e das competências pessoais; Aprender a conviver, pensando o meio em que vive, competência de relacionamento; Aprender a aprender tendo estímulo no aprendizado contínuo e dinâmico e aprender a fazer saindo do mundo das ideias para pôr em prática o conteúdo aprendido (decisões e responsabilidades) e das premissas da relação educadora da Academia Educar: Acreditar na capacidade do jovem; Promover uma postura protagonista e cidadã; Garantir espaços para o diálogo e inspirar e transpirar, através da qual os educandos, além de pesquisarem as oficinas, atuarão modificando o contexto social.
A diversidade é vivenciada no cotidiano da instituição, que busca fazer valer a garantia dos direitos fundamentais e na dignidade humana, no respeito às diferenças e na inclusão de grupos historicamente oprimidos.