top of page
  • O que é a Fábrica de Cultura?
    Uma Organização da Sociedade Civil (OSC), fundada em 2015, no bairro do Cruzeiro, na cidade de Gravatá, Pernambuco. A instituição nasceu de um projeto cultural, do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua. Atende, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens, que residem nos bairros do Cruzeiro, CAIC, Riacho do Mel e Bairro Novo.
  • A partir de que idade a criança pode ser inserida nos projetos da Fábrica de Cultura?
    Os projetos são desenhados para crianças a partir dos 6 anos de idade. Atendemos adolescentes até os 18 anos.
  • Como posso fazer doações em dinheiro para a Fábrica de Cultura?
    Caixa Econômica Federal: Agência: 0943 | Operação: 013 | Conta Poupança: 57973-3| PIX: CNPJ: 23.642.678/0001-73 | Fábrica de Cultura
  • Qual a estrutura física da Fábrica de Cultura?
    A instituição possui estúdio de áudio, salão cultural, estúdio fotográfico, sala de reunião, sala de dança, biblioteca, sala de atividades pedagógicas, cozinha e refeitório, sala de coordenação, banheiros, campo de futebol, quintal com árvores frutíferas e hortaliças.
  • Como funciona a Fábrica de Cultura?
    Através de projetos sociais e eventos culturais nas áreas de: fotografia, audiovisual, áudio, maracatu, dança e apoio educacional no contraturno escolar. Também realiza encontros de mães e formação em desenvolvimento humano para adolescentes e jovens.
  • Qual é a metodologia da Fábrica de Cultura
    A estratégia da Fábrica de Cultura é através da fruição da arte e cultura, apoiar crianças e adolescentes no exercício da autonomia, da criatividade, da expressão da subjetividade, da valorização do sentimento de pertinência na comunidade. São ofertadas oficinas que se utilizam da metodologia de Paulo Freire, criando situações que promovam a ação-reflexão-ação. Também dos quatro pilares da educação: Aprender a Ser, através do autoconhecimento e das competências pessoais; Aprender a conviver, pensando o meio em que vive, competência de relacionamento; Aprender a aprender tendo estímulo no aprendizado contínuo e dinâmico e aprender a fazer saindo do mundo das ideias para pôr em prática o conteúdo aprendido (decisões e responsabilidades) e das premissas da relação educadora da Academia Educar: Acreditar na capacidade do jovem; Promover uma postura protagonista e cidadã; Garantir espaços para o diálogo e inspirar e transpirar, através da qual os educandos, além de pesquisarem as oficinas, atuarão modificando o contexto social. A diversidade é vivenciada no cotidiano da instituição, que busca fazer valer a garantia dos direitos fundamentais e na dignidade humana, no respeito às diferenças e na inclusão de grupos historicamente oprimidos.
  • A criança ou adolescente tem direito a lanche?
    Sim. A Fábrica de Cultura oferece café da manhã, lanche e almoço. No período da tarde, apenas lanche.
  • De que forma a Fábrica de cultura captura recursos?
    Através de editais, financiados por recursos públicos (fundo da criança) e recursos privados, de instituições brasileiras. Além de doadores pessoa física.
  • A Fábrica de Cultura possui algum registro nos Conselhos municipais?
    Sim. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); Conselho Municipal de Cultura (CMC); Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) e Conselho Municipal da Mulher (CMM).
  • A Fábrica de Cultura aceita voluntários?
    Sim. A instituição é aberta para receber voluntários nas áreas de educação, web designer e mobilização de recursos. O voluntário precisa ser maior de idade. Não há benefícios financeiros para o candidato.
  • Como se inscrever nos projetos sociais?
    O responsável pela criança ou adolescente pode entrar em contato pelo telefone: 81-99616-5275, via WhatsApp, e-mail: pcfabricadecultura@gmail.com ou na sede da instituição, Rua do Cruzeiro, n° 380, Gravatá, CEP 55644-160.
bottom of page