Nossa história

A Fábrica de Cultura é uma organização da sociedade civil, com fins não econômicos, situada no Bairro do Cruzeiro, na cidade de Gravatá-PE. A entidade teve início em 2009, a partir de um projeto do GRUPO DE APOIO AOS MENINOS DE RUA "GAMR", quando foi reconhecido como Ponto de Cultura. Em 2015, ganhou personalidade jurídica e assim, se consolidou com um trabalho com adolescentes e jovens, utilizando a arte e a cultura como instrumento de inclusão social.   

Atualmente atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, que apesar de terem família e residência, não encontram apoio afetivo, educacional e econômico ideal. O ciclo transgeracional marcado pela exclusão, pobreza e violência; o sofrimento ético-político ao qual as famílias estão submetidas,  repercutem diretamente no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. 

A entidade trabalha em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando, sobretudo, educação de qualidade, igualdade de gênero e redução das desigualdades. A missão da Fábrica de Cultura é “Educar através da arte, da cultura e reflexão sobre o ser e seu espaço no mundo, onde cada indivíduo é levado a perceber que pode - e deve - trabalhar pelo seu próprio crescimento e colaborar com a sociedade.”. 

 Seu objetivo é através da arte, da cultura e da ação-reflexão-ação, para promover  o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Nos seus cinco anos de existência, os temas de atuação principal foram a cultura popular e valorização das expressões artísticas locais. E os seus valores: Ética; Solidariedade; Fraternidade; Justiça Social e Autonomia.

DIRETORIA 2019 A 2023

Maciel Ferreira

Presidente

Wellington Lúcio

Vogal

João Moura

Conselho Fiscal

Edson Oliveira

Tesoureiro

Axel Oliveira

Conselho Fiscal

Daniel Gomes

Secretario

Milton Neto

Conselho Fiscal