O poder da arte



É cada vez mais valorizada a influência da arte na vida do ser humano.

É cada vez mais valorizada a influência da arte na vida do ser humano. Há uma década, a psicóloga Frances Rauscher, atualmente professora da Universidade de Wiscosin em Oshkosh, descobriu que ouvir Mozart aprimora o raciocínio matemático e espacial e tocar instrumentos estimula a coordenação motora fina, concentração e sensibilidade. Este fenômeno foi denominado “efeito Mozart”. Rauscher considera que a música impulsiona o poder cerebral simplesmente por fazer os ouvintes se sentirem melhor – relaxados e estimulados ao mesmo tempo – e que um estímulo comparável poderia levar a resultados similares (Viver Mente e Cérebro).

A arte mobiliza múltiplas inteligências: intelectual, emocional, motora, espacial, entre outras. Isso facilita a comunicação, a aprendizagem e a fixação cognitiva.

Além disso, a arte, em qualquer dos seus gêneros, coloca o indivíduo em evidência.


O PODER DA ARTE E CULTURA.

Modernamente, a partir dos Estudos Culturais (um campo de estudos onde diversas disciplinas se interseccionam no enfoque de aspectos culturais da sociedade contemporânea), “cultura significa o terreno real, sólido, das práticas, representações, línguas e costumes de qualquer sociedade específica, mas também as formas contraditórias de senso comum que se enraizaram na vida popular e ajudaram a moldá-la.” (GUARESCHI; BRUSCHI, 2003).


Dessa maneira, o sujeito se constitui no seio de uma representação cultural, aprendendo, influenciando e modificando aquelas práticas. De um lado conserva, de outro inova. Por uma questão de própria identidade, os seus pensamentos, sentimentos e ações expressarão os conteúdos de sua cultura primitiva, originária, a qual deve ser respeitada e valorizada. Isso, contudo, não o priva de assimilar e até incorporar elementos de outras culturas, especialmente nesse momento de globalização, o que aliás é positivo, quando essas trocas acontecem dentro de um campo ético, pois assim todas as comunidades se enriquecem e se ajudam mutuamente.

Edson Oliveira é Fundador do GAMR e da Fábrica de Cultura.

#arteecultura #fabricadecultura

0 visualização
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Linkedin Branco

Desenvolvido por

Rua do Cruzeiro, n° 380 | Gravatá-PE-Brasil | CEP 55644-160 | CNPJ: 23.642.678/0001-73 | Telefone +55 (81) 99616-5275