top of page

O poder da arte



É cada vez mais valorizada a influência da arte na vida do ser humano.
 

É cada vez mais valorizada a influência da arte na vida do ser humano. Há uma década, a psicóloga Frances Rauscher, atualmente professora da Universidade de Wiscosin em Oshkosh, descobriu que ouvir Mozart aprimora o raciocínio matemático e espacial e tocar instrumentos estimula a coordenação motora fina, concentração e sensibilidade. Este fenômeno foi denominado “efeito Mozart”. Rauscher considera que a música impulsiona o poder cerebral simplesmente por fazer os ouvintes se sentirem melhor – relaxados e estimulados ao mesmo tempo – e que um estímulo comparável poderia levar a resultados similares (Viver Mente e Cérebro).

A arte mobiliza múltiplas inteligências: intelectual, emocional, motora, espacial, entre outras. Isso facilita a comunicação, a aprendizagem e a fixação cognitiva.

Além disso, a arte, em qualquer dos seus gêneros, coloca o indivíduo em evidência.


O PODER DA ARTE E CULTURA.

Modernamente, a partir dos Estudos Culturais (um campo de estudos onde diversas disciplinas se interseccionam no enfoque de aspectos culturais da sociedade contemporânea), “cultura significa o terreno real, sólido, das práticas, representações, línguas e costumes de qualquer sociedade específica, m