Aconteceu na última quarta-feira, dia 14 de agosto de 2024, a “Banca Colaborativa” do Projeto Jovens Agentes do Futuro. Mas antes de falar desse dia e dessa banca, vamos falar um pouco sobre Esse projeto, que foi apresentado em outubro de 2023, na realização do Encontro Anual de Desenvolvimento dos Facilitadores do Programa Muitação, que aconteceu em Gravatá.
Esse projeto, surge parta dá uma resposta aos jovens que terminavam o programa com um Plano de Ação, mas que não conseguem colocar em prática por diversos fatores. É um projeto-piloto, que poderá ser replicado para outras regiões do Brasil, onde acontecem as turmas do Programa Muitação. O objetivo principal é: Criar condições para que os jovens possam realizar os projetos de impacto positivos, por eles idealizados, ao término do programa, para tornarem-se agentes de mudanças em suas vidas e comunidades, visando fortalecer o espirito empreendedor e de liderança dos jovens, por meio do apoio metodológico e financeiro para o desenvolvimento de projetos, realizando sonhos, talentos e interesses e os conectando às necessidades identificadas na sua comunidade.
No início de janeiro de 2024, cerca de dez jovens aceitaram o convite para um primeiro encontro, onde as ideias e os sonhos começaram a ser desenhados e definidos, surgindo três coletivos de trabalho bem distintos. O coletivo que Fotografia e de Salão de Beleza, que iriam aproveitar a estrutura dos espaços colaborativos já existentes no GAMM e o Estúdio de Tatuagem, que iria começar do zero.
Na medida que o tempo passava, os jovens entediam melhor seus coletivos, se capacitavam tecnicamente e começavam a preparação para a banca colaborativa, onde de forma coletiva, os grupos se apresentariam e estariam aptos para receber a capital semente. Até chegar o dia da banca, os grupos receberam a assessoria do Conta Próspera, na pessoa da contadora Ieda Marques e do Psicólogo Alberis Santos. Com Ieda, eles e elas construíram um plano de negócio e com o Psicologo Alberis, aprenderam a fazer um Pitch.
Assim aconteceu, a banca foi hibrida, com pessoas de forma presencial e outras de forma remota pelo Zoom. De forma presencial estavam: Eduardo Cavalcanti – empresário do ramo de hotelaria e móveis rústicos; Josivam Lima, jovem corretor de imóveis, que já foi aluno do GAMM; Simone Oliveira, representando o Escritório Conta Próspera; Josias Teles, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Gravatá e; Martha Lima, empresaria do rumo de publicidade. De forma remota, estavam Sônia de Jesus, empresária de Aracaju; Maysa Gil- Instituto JCA; Paulo de Tarso, executivo; Andrea Frizzo – Instituto Lapin; Michael Lopes do Phi, representando o Movimento Bem Maior e Claúdia, representando a Aldeira da Fraternidade.
A banca colaborativa, tinha o papel de ajudar os jovens com Feedback, perguntas, sugestões e, também com doações de produtos e/ou serviços as iniciativas.
A banca foi um sucesso e esses jovens tiveram uma grande experiência, que é um verdadeiro divisor de águas em suas vidas e com certeza, os aprendizados, os conselhos, as dicas e o capital semente, será o começo da realização dos sonhos.
Agrademos à Associação Muitação, por confiar esse projeto-piloto na cidade de Gravatá e por confiar no GAMM e na Fábrica de Cultura, como parceiros estratégicos para executar esse projeto com a Coordenação de Marli Pereira e Aline Oliveira, com a Facilitação de Edson Oliveira e o apoio de Daniel Gomes, além da parceria com o Conta Próspera e a agência de captação de recursos A&F Mobiliza.
Comments